Regulando a torção do barco

Meu barco torce para um bordo, como regulo esta torção?

a_garantia[1]Nas lanchas que não são “Center Console” repare que o piloto e o local das baterias sempre ficam a boreste. Isto porque os motores naturalmente geram uma força de torque que faz com que o barco sofra uma leve torção a bombordo. Por conta desta torção, a posição do piloto e das baterias ficam sempre a boreste.

Nos barcos Center console todo o peso é colocado no centro do barco, portanto este equilíbrio não existe. Assim nos nossos barcos instalamos uma placa chamada “Tork compensator” ou regulador de torque. Esta placa possui uma regulagem para cima ou para baixo apenas afrouxando os parafusos que a prendem.

Para regular uma torção à bombordo, abaixe mais a placa de bombordo ou suba mais a placa de boreste. Para regular uma torção a boreste faça o inverso.

Outros fatores que podem causar uma torção em excesso ao barco são hélices de 4 pás, ou peso interno das pessoas e material mal distribuído.

Pequenas torções também podem ser corrigidas pela regulagem do Trim dos motores quando da existência de parelhas no barco. Quando isto ocorrer levante o Trim do motor, inverso ao bordo de torção apenas algumas posições. (Ex. se a torção for a boreste levante o trim do motor de bombordo)

* O conteúdo deste post é de autoria e responsabilidade do autor. O Blog Pesca de Oceano não se responsabiliza pelo seu conteúdo.

SOBRE O AUTOR

Eduardo Granda

Apaixonado por mar e aventuras, é proprietário do Estaleiro Victory Yachts, , participou do desenvolvimento de todos os projetos dos modelos da Victory, caçador submarino e pescador de linha desde os 12 anos de idade, competiu na caça submarina dos 15 aos 23 anos, pelo ICAR, Iate Clube de Angra do Reis, Capitão Amador, possui mais de 80.000 milhas navegadas. Especialista em aparelhos eletrônicos, instalação, navegação de oceano e processos de fabricação de lanchas com compósitos de alta tecnologia e processos de infusão à vácuo.

E-BOOK GUÍA DEFINITIVO PARA USO DE FLAPS

TÓPICOS RECENTES

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Faça parte da maior comunidade de Pesca Oceânica do Brasil

Os maiores Capitães de Oceano e pescadores do Brasil, dando dicas e passando suas experiencias de pesca e navegação!

Artigos relacionados:

Leaders parte 4

Leaders parte 4

Os “leaders” são importantes acessórios que devemos usar sempre, através do seu uso constante, com o dimensionameto correto, com o nó de união bem feito são grandes feitos que…

ler mais
Leaders parte 3

Leaders parte 3

A união da linha principal (mãe) e do leader também de monofilamento são feitos geralmente através de nós de emenda tradicionais, já os de monofilamento com Dracon ou Kevlar e mais indicado a…

ler mais
Leaders parte 2

Leaders parte 2

Os leaders podem ser feitos de diversos materiais como o próprio nylon comum, nylon shock leader, fluocarbon, dacron, kevlar, etc… A espessura e a resistência de ruptura do material a ser utilizado para…

ler mais