Corte para Isca de Bonito

O Bonito é um peixe oceânico que ocorre em quase todo o litoral do Brasil, sua principal característica é por ser um peixe de pele, com muita carne com sangue e óleo, o Bonito Cachorro, popularmente conhecido é o melhor da espácie para isca, não cresce muito bons exemplares chegam até 2kg, tem também o Bonito Pintado (com tres pintas pretas proximas as nadadeiras laterais descendo descendo para as peitorais pode chegar até a maisde 10kg , Bonito Serra, possui listras no dorso , muito apreciado pela culinária japonesa e por possuir dentes se assemelha as cavalas, bons exemplares chegam a mais de 5kg e o Bonito Listrado (Gaiado ou Barriga Listrada, também conhecido como bonito oceânico), é o mais comercial da família, muito cobiçado por atuneiros, eles chegam a mais de 15kg, sua carne é saborosa, para a culínaria e para a pesca.

O melhor tamamnho para se tirar filés para iscas, são de exemplares de até no maximo 2kg, porque quanto maior o peixe mais desperdício de carne ocorrerá.

Os filés podem ter tamanho variados dependendo do peixe alvo e tamnho do anzól mas a espessura raramente pode passar de 2 ou 3cm , o que obrigará a quem manusear a isca, em fazer aparas e descarte de carne, como se compra o peixe preço por kilo, além de desperdício é jogar dinheiro fora, sempre é melhor escolher peixes entre 1 e 2kg.

Para prepararmos o filé é muito simples, uma tábua, uma faca com uma lâmina de pelo menos 25cm, e inicie o corte de filé nas laterais proximo a fenda das guelrras até achar osso, virando a lamina no sentido da cauda fazendo o corte até o final, nos dois lados, se esta operação se der durante a pescaria, em seguida é só dimensionar a largura e comprimento de forma proporcional ao anzol utilizado, deixando sempre uma sobra para a isca trabalhar, balançando o que a faz liberar óleo e seus movimento atraem os peixes.

Caso esteja preparando para congelar, o melhor a fazer é distribuir os filés em cima de uma vasilhame amplo(caixa de peixe plastica ou similar), colocar os filés lado a lado e cobrir com uma espessa camada de sal fino ou mixturado com grosso, dependendo da quantidade pode colocar novos filés por cima empilhando entre as camadas de sal, o sal tem a função de reter o líquidos e óleos na carne, tembém pode ser usado para dessecar a isca, mas essa operação pe trabalhosa e se perde muito a qualidade da isca. Em seguida embale os filés de 4 em quatro no máximo e coloque no freezer , desde que os filés forem feitos de peixes frescos, utilizando boa quantidade de sal , embalados bem fechados, sob refrigeração  congelante constante, sua validade é indetermidada.

Aquí um vídeo que fiz demonstrando como fazemos.

Um abraço a todos, boas pescarias e até a próxima !!!

* O conteúdo deste post é de autoria e responsabilidade do autor. O Blog Pesca de Oceano não se responsabiliza pelo seu conteúdo.

SOBRE O AUTOR

Marcelo de Agostini

Marcelo de Agostini, natural do Rio de Janeiro pratica regularmente as atividades de pesca e caça submarina desde que tinha seis anos de idade, já pescou em todas as modalidades de pesca em água salgada. Faz pesca embarcada como comandante desde os seus quinze anos, quando pescava nas lagoas de Maricá/RJ e depois mar aberto. Participou de equipes em inúmeros torneios de diversas modalidades (Pesca Oceânica, Pesca Costeira de Fundo, Pesca em Baía), com dezenas de vitórias e vários pódios nessas competições. Participou de quatro edições do IGFA Offshore World Championship no México. Pratica pesca costeira, oceânica, noturna, de baía, de lagoas e de costões utilizando diversos equipamentos, técnicas e estratégias para cada tipo, local ou espécime alvo.

E-BOOK GUÍA DEFINITIVO PARA USO DE FLAPS

TÓPICOS RECENTES

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Faça parte da maior comunidade de Pesca Oceânica do Brasil

Os maiores Capitães de Oceano e pescadores do Brasil, dando dicas e passando suas experiencias de pesca e navegação!

Artigos relacionados:

Leaders parte 4

Leaders parte 4

Os “leaders” são importantes acessórios que devemos usar sempre, através do seu uso constante, com o dimensionameto correto, com o nó de união bem feito são grandes feitos que…

ler mais
Leaders parte 3

Leaders parte 3

A união da linha principal (mãe) e do leader também de monofilamento são feitos geralmente através de nós de emenda tradicionais, já os de monofilamento com Dracon ou Kevlar e mais indicado a…

ler mais
Leaders parte 2

Leaders parte 2

Os leaders podem ser feitos de diversos materiais como o próprio nylon comum, nylon shock leader, fluocarbon, dacron, kevlar, etc… A espessura e a resistência de ruptura do material a ser utilizado para…

ler mais