Grampos e Destorcedores Parte 1

Os “snaps” e “swivels” ou grampos com destorcedores são acessórios muito importantes em todos os tipos e modadlidades de pesca, sua correta utilização faz toda a diferença no desempenho da isca, parada, cambão, chumbada, etc … O principal efeito é a conservação da linha principal (mãe), prevenindo as repetidas torções que criam enroscos, cabeleiras que enfraquecem e desgastam a linha principalmente as linhas monofilamento, estabelecendo um balanceamento do que estiver preso a ele, aumentando considerávelmente sua eficiência.

Hoje falaremos da importância do seu emprego na pesca de corrico e arremesso, onde tem o papel fundamental de pronto emprego e proporcionar estabilidade na navegação das iscas, evitando pulos, enroscos, aumentando a eficiência. Para isso é necessário que antes do modelo do equipamento ser escolhido, se faça uma avaliação, considerando a libragem do “leader”(revejam posts anteriores), o tipo e tamanho da isca a ser utilizado, porque a eficiência se dará pelo equilíbrio dessa
composição, porque não adianta um “leader” super forte com um grampo leve, e isca pesada, e vice versa. Os detalhes na pesca fazer grande diferenças, acredite e observe sempre. O tamanho do grampo com destorcedor se mal dimensionado atrapalha o nado e o consequente Grampos e Distorcedoresdesempenho da isca, principalmente quanto utilizados plugs tipo “rapalas”.

Muitas vezes na pescaria com multifilamento , principalmente para pesca arremesso de pequenas e médias distâncias(spining) e  de acordo com a preferência de cada pescador, só é utilizado um grampo simples, geralmente somente para o pronto emprego(engate rápido), outros pescadores preferem atar nós diretamente nas iscas.

No próximo postagen continuarei a falar mais sobre os Grampos e Destorcedores, até lá !

SOBRE O AUTOR

Marcelo De Agostini

Marcelo de Agostini, natural do Rio de Janeiro pratica regularmente as atividades de pesca e caça submarina desde que tinha seis anos de idade, já pescou em todas as modalidades de pesca em água salgada. Faz pesca embarcada como comandante desde os seus quinze anos, quando pescava nas lagoas de Maricá/RJ e depois mar aberto. Participou de equipes em inúmeros torneios de diversas modalidades (Pesca Oceânica, Pesca Costeira de Fundo, Pesca em Baía), com dezenas de vitórias e vários pódios nessas competições. Participou de quatro edições do IGFA Offshore World Championship no México. Pratica pesca costeira, oceânica, noturna, de baía, de lagoas e de costões utilizando diversos equipamentos, técnicas e estratégias para cada tipo, local ou espécime alvo.

E-BOOK GUÍA DEFINITIVO PARA USO DE FLAPS

TÓPICOS RECENTES

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Faça parte da maior comunidade de Pesca Oceânica do Brasil

Os maiores Capitães de Oceano e pescadores do Brasil, dando dicas e passando suas experiencias de pesca e navegação!

Artigos relacionados:

Leaders parte 4

Leaders parte 4

Os “leaders” são importantes acessórios que devemos usar sempre, através do seu uso constante, com o dimensionameto correto, com o nó de união bem feito são grandes feitos que…

ler mais
Leaders parte 3

Leaders parte 3

A união da linha principal (mãe) e do leader também de monofilamento são feitos geralmente através de nós de emenda tradicionais, já os de monofilamento com Dracon ou Kevlar e mais indicado a…

ler mais
Leaders parte 2

Leaders parte 2

Os leaders podem ser feitos de diversos materiais como o próprio nylon comum, nylon shock leader, fluocarbon, dacron, kevlar, etc… A espessura e a resistência de ruptura do material a ser utilizado para…

ler mais