Iscas Belly Bait

As “Belly Bait” , são iscas muito populares na pesca oceânica em todo mundo,  é feita a partir de um pedaço de peixe fresco, geralmente a parte de baixo da barriga , retirada com mais constância do limite das nadadeiras peitoral a anal.  Nessa parte se retira um filé bem resistente para se corricar, por ser uma região do peixe fibrosa com pele e/ou escamas pequenas e finas e ainda com gorduras e odores fortes, que atraem ainda mais os peixes.

Os peixes mais comuns para se retirar esses pedaços são os Atuns, Bonitos, pequenas Cavalas ou Sororocas e Dourados. A criação da isca pode ser feita com apenas uma pedaço  de filé(foto), com o corpo do anzól passado duas vezes travando no olho  e costurado para maior firmeza e resistência durante o corrico, ou um de maior tamanho, feito também a partir da barriga, onde a mesma é dobrada e o anzól(ou anzóis) são transfixados de dentro da carne para fora do couro deixando o arco do anzól e a fisga  expostos(foto).

A forma composta com esse tipo de isca também é muito comum, que consiste em montar a mesma,  vestindo-a total ou parcialmente de uma lula artificial. Essa aplicação tem algumas finalidades, como proteger a isca  da ação de desmonte feita pela pressão da água em velocidades variadas durante o corrico, variação das cores das iscas dependendo da luminosidade e tom de cor da água.

Existem diversos vídeos no Youtube demonstrando como se faz a montagem e costura da isca, eu penso que a melhor iscada é a tipo “low profile”, sem muitos detalhes  nas montagens. A realização desses procedimentos(costuras e empates) são meras questões de adaptação e práticas no dia a dia.

* O conteúdo deste post é de autoria e responsabilidade do autor. O Blog Pesca de Oceano não se responsabiliza pelo seu conteúdo.

SOBRE O AUTOR

Marcelo de Agostini

Marcelo de Agostini, natural do Rio de Janeiro pratica regularmente as atividades de pesca e caça submarina desde que tinha seis anos de idade, já pescou em todas as modalidades de pesca em água salgada. Faz pesca embarcada como comandante desde os seus quinze anos, quando pescava nas lagoas de Maricá/RJ e depois mar aberto. Participou de equipes em inúmeros torneios de diversas modalidades (Pesca Oceânica, Pesca Costeira de Fundo, Pesca em Baía), com dezenas de vitórias e vários pódios nessas competições. Participou de quatro edições do IGFA Offshore World Championship no México. Pratica pesca costeira, oceânica, noturna, de baía, de lagoas e de costões utilizando diversos equipamentos, técnicas e estratégias para cada tipo, local ou espécime alvo.

E-BOOK GUÍA DEFINITIVO PARA USO DE FLAPS

TÓPICOS RECENTES

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Faça parte da maior comunidade de Pesca Oceânica do Brasil

Os maiores Capitães de Oceano e pescadores do Brasil, dando dicas e passando suas experiencias de pesca e navegação!

Artigos relacionados:

Leaders parte 4

Leaders parte 4

Os “leaders” são importantes acessórios que devemos usar sempre, através do seu uso constante, com o dimensionameto correto, com o nó de união bem feito são grandes feitos que…

ler mais
Leaders parte 3

Leaders parte 3

A união da linha principal (mãe) e do leader também de monofilamento são feitos geralmente através de nós de emenda tradicionais, já os de monofilamento com Dracon ou Kevlar e mais indicado a…

ler mais
Leaders parte 2

Leaders parte 2

Os leaders podem ser feitos de diversos materiais como o próprio nylon comum, nylon shock leader, fluocarbon, dacron, kevlar, etc… A espessura e a resistência de ruptura do material a ser utilizado para…

ler mais