Grampos e Destorcedores Parte 1

Os outriggers, são acessórios muito importantes na pesca oceânica, consiste na instalação de bases fixas, onde se firmam hastes semi-rígidas de variados materiais (alumínio, fibra de vidro, fibra de carbono, bambús, etc …), as hastes são geralmente removíveis e retráteis, esse equipamento foi projetado para distânciar as iscas da embarcação e evitar enroscos em dias de muito vento e nas curvas mais fechadas e também  rastro de espuma gerado pela propulsão dos hélices na popa, posicionando as iscas na agua limpa e sem turbulência.

No mercado existem diversas marcas e modelos com vários tamanhos (de 12 a 30 pés ou maior) de outriggers (todas importadas), eles podem ser instalados em qualquer tipo de embarcação, nas lanchas de maior porte (acima de30 pés) sportfisheman (cabinadas), são grandes tubos cônicos de alumínio, reforçados com estaiamento de cabos de aço, com braços articulados  fixados nas bordas logo no início da estrutura da cabine , nas lanchas center console com T-top geralmente as basas das hastes são fixadas nas laterais do T-top,na altura do piloto, as hastes são geralmente de alumínio, retrátil e de redução tipo telescópio, também é muito comum na lancha center console, principalmente sem T-top, onde as bases são fixadas nos bordos na altura  comando onde fica o piloto.

Existem diversos tipos de outriggers, bases para os mesmos e também acessórios que são utilizados para esse fim, principamente em embarcações menores, rod holders (espera de caniço) extendidos e giratórios, que podem ser fixados em guarda mancebos, bordas e mesmo dentro de outro porta-caniço fixo, dezenas de combinações e alternativas podem podem ser adptadas para esse fim, irá variar da necessidade e situação de cada barco.

Abaixo seguem imagens de outriggers.

Na próxima postagem falaremos mais de como montar e usar o equipamento, até a próxima !!!!

SOBRE O AUTOR

Marcelo De Agostini

Marcelo de Agostini, natural do Rio de Janeiro pratica regularmente as atividades de pesca e caça submarina desde que tinha seis anos de idade, já pescou em todas as modalidades de pesca em água salgada. Faz pesca embarcada como comandante desde os seus quinze anos, quando pescava nas lagoas de Maricá/RJ e depois mar aberto. Participou de equipes em inúmeros torneios de diversas modalidades (Pesca Oceânica, Pesca Costeira de Fundo, Pesca em Baía), com dezenas de vitórias e vários pódios nessas competições. Participou de quatro edições do IGFA Offshore World Championship no México. Pratica pesca costeira, oceânica, noturna, de baía, de lagoas e de costões utilizando diversos equipamentos, técnicas e estratégias para cada tipo, local ou espécime alvo.

E-BOOK GUÍA DEFINITIVO PARA USO DE FLAPS

TÓPICOS RECENTES

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Faça parte da maior comunidade de Pesca Oceânica do Brasil

Os maiores Capitães de Oceano e pescadores do Brasil, dando dicas e passando suas experiencias de pesca e navegação!

Artigos relacionados:

Leaders parte 4

Leaders parte 4

Os “leaders” são importantes acessórios que devemos usar sempre, através do seu uso constante, com o dimensionameto correto, com o nó de união bem feito são grandes feitos que…

ler mais
Leaders parte 3

Leaders parte 3

A união da linha principal (mãe) e do leader também de monofilamento são feitos geralmente através de nós de emenda tradicionais, já os de monofilamento com Dracon ou Kevlar e mais indicado a…

ler mais
Leaders parte 2

Leaders parte 2

Os leaders podem ser feitos de diversos materiais como o próprio nylon comum, nylon shock leader, fluocarbon, dacron, kevlar, etc… A espessura e a resistência de ruptura do material a ser utilizado para…

ler mais