Outriggers Parte 2

Como já sabemos os outriggers, são acessórios muito importantes na pesca oceânica, no mercado existem diversas marcas, modelos e tamanhos (de 12 a 30 pés ou maior), todas importadas), eles podem ser instalados em qualquer tipo e tamanho de embarcação. Com a diversidade de marca e modelos, os acessórios para sua montagem e customização se multiplicam, bases, curva dos cachimos, varas, passadeiras, cabos, clipes, etc …

O funcionamento básico do outrigger, compreende na abertura da posição das varas, projetando-se para fora dos bordos, onde as linhas são presas a clipes que estão fixados nos cabos, que hasteiam os clipes para as extremidades das varas distanciando as linhas e as respectivas iscas da trilha de turbulência e espuma, a linha se desprenderá automaticamente do clipe quando houver um ateque de peixe.

Nessa postagem falaremos sobre a montagem básica e seus acessórios, para melhorar a performance da sua pescaria.

Após a instalação das bases nas bordas ou guarda mancebos, deve-se seguir a sequência de montagem abaixo:

– Fixar as varas nas bases na posição aberta para uso , para medir o cabo e o elástico da roldana ou anel de vidro.

– Após a medição do cabo e elástico, passar o cabo pelas passadeiras e pelo interior da roldana ou anel de vidro.

– Colocar no cabo pelas duas pontas os anteparos anti-trava(bolas cortiça ou bóias)

– Fixar os clipes de semi-travamento das linhas

– Fixar o elástico com anel de vidro ou roldana numa posição que estique o cabo e o elástico criando uma tensão curvando sensilvélmente a vara, isso ajuda o trabalho das iscas e dos clipes para não ficarem se soltando facilmente durante o corrico.

Se tiverem dúvidas ou precisem saber algo mais sobre os assuntos aqui postados, entre em contato através do blogue.

Abaixo seguem imagens de outriggers, até a próxima !!!!

* O conteúdo deste post é de autoria e responsabilidade do autor. O Blog Pesca de Oceano não se responsabiliza pelo seu conteúdo.

SOBRE O AUTOR

Marcelo de Agostini

Marcelo de Agostini, natural do Rio de Janeiro pratica regularmente as atividades de pesca e caça submarina desde que tinha seis anos de idade, já pescou em todas as modalidades de pesca em água salgada. Faz pesca embarcada como comandante desde os seus quinze anos, quando pescava nas lagoas de Maricá/RJ e depois mar aberto. Participou de equipes em inúmeros torneios de diversas modalidades (Pesca Oceânica, Pesca Costeira de Fundo, Pesca em Baía), com dezenas de vitórias e vários pódios nessas competições. Participou de quatro edições do IGFA Offshore World Championship no México. Pratica pesca costeira, oceânica, noturna, de baía, de lagoas e de costões utilizando diversos equipamentos, técnicas e estratégias para cada tipo, local ou espécime alvo.

E-BOOK GUÍA DEFINITIVO PARA USO DE FLAPS

TÓPICOS RECENTES

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Faça parte da maior comunidade de Pesca Oceânica do Brasil

Os maiores Capitães de Oceano e pescadores do Brasil, dando dicas e passando suas experiencias de pesca e navegação!

Artigos relacionados:

Leaders parte 4

Leaders parte 4

Os “leaders” são importantes acessórios que devemos usar sempre, através do seu uso constante, com o dimensionameto correto, com o nó de união bem feito são grandes feitos que…

ler mais
Leaders parte 3

Leaders parte 3

A união da linha principal (mãe) e do leader também de monofilamento são feitos geralmente através de nós de emenda tradicionais, já os de monofilamento com Dracon ou Kevlar e mais indicado a…

ler mais
Leaders parte 2

Leaders parte 2

Os leaders podem ser feitos de diversos materiais como o próprio nylon comum, nylon shock leader, fluocarbon, dacron, kevlar, etc… A espessura e a resistência de ruptura do material a ser utilizado para…

ler mais